Desde que começamos a participar do BGAST (Grupo de Segurança Operacional da Aviação Geral) iniciamos um projeto muito legal em parceria com a AOPA Brasil para traduzir, com legendagem em português, alguns vídeos do Air Safety Institute. O primeiro foi sobre Falha de Motor.

Agora, com o patrocínio da RedBird Flight Simulations e o trabalho de tradução e legendagem do Leonardo Moratti, disponibilizamos um vídeo com importantes dicas de segurança para o voo em aviões bimotores.

Entre alguns destaques do vídeo Domando o Bimotor, quero ressaltar a importância de dois aspectos principais que têm sido pauta nas nossas reuniões do Instituto e no BGAST, além de tendências mundiais da aviação:

  1. FRAT (Flight Risk Assessment Tools): tem crescido entre operadores do mundo todo e sido incentivado pelas autoridades aeronáuticas o uso de Ferramentas de Avaliação de Risco ao Voo. Esse recurso – que pode utilizar uma ficha, aplicativo, sistema ou outro meio – busca sistematizar ao piloto os fatores que influenciam a segurança de voo, pesando a contribuição de cada aspecto para a decisão “go” ou “no-go”. Esse tipo de metodologia ajuda a complementar a decisão de realização do voo, indo além da pura percepção pessoal e análise de dados meteorológicos básicos por exemplo;
  2. Treinamento em simulador: dedicar algumas horas para fazer exercícios de operações normais ou panes em simulador, pode contribuir para aumentar a proficiência do piloto em diferentes situações de performance e clima, além de ser uma ferramenta mais barata do que ganhar experiência em voo real.

Assista ao vídeo e compartilhe com seus colegas.