Neste momento (agosto/2017), as perspectivas de emprego para pilotos nas companhias aéreas nacionais são positivas – embora as vagas disponíveis ainda sejam em pequena quantidade e os requisitos ainda sejam elevados. De qualquer modo, o viés é de alta em todas as empresas:

Azul: está contratando copilotos (sem experiência prévia em linha aérea) e comandantes de ATR (mín. 4mil horas PIC em 121)

Avianca: contratando copilotos (já há mais de 8 meses consecutivos)

Passaredo: empresa acabou de sair da recuperação judicial e deve voltar a crescer em breve – atualmente está recebendo currículos para seu banco de talentos

Latam: contratou copilotos recentemente e pode voltar a contratar nos próximos meses (vagas para comissários de voo em aberto atualmente)

Gol: não está contratando no momento, mas já anunciou que pretende expandir a frota – empresa está com diversas vagas em terra em aberto

Além das companhias aéreas nacionais, diversas empresas estrangeiras também estão contratando pilotos brasileiros – em especial na Ásia e no Oriente Médio. Porém, a panamenha Copa Airlines está com um processo seletivo para copilotos em andamento neste momento bastante interessante porque não exige experiência prévia em linha aérea:

Ou seja… Está na hora de afiar a espada, pois a guerra está começando!