O DECEA anunciou esta semana* a disponibilização do ROTAER digital. De acordo com o aviso publicado na respectiva página do AISWEB, “até a entrada em vigor da emenda de 14/09/2017, a página funcionará para teste e sugestões dos usuários para aprimoramento através do SAC-DECEA” – ou seja: hoje é o primeiro dia efetivo de funcionamento do sistema após a fase de testes.

*Vide nota “DECEA vai agilizar informações de aeródromos privados por meio digital

Benefícios

A maior vantagem do ROTAER digital é a agilidade, como explica o analista de sistemas do DECEA, João Ximenes, na nota do link acima:

Antes, se houvesse alguma mudança em um aeródromo privado, demorava até 56 dias entre a solicitação da ANAC até as informações entrarem em vigor. A partir de agora, com o formato digital, a informação vai levar apenas algumas horas para estar atualizada.

Outro benefício é a própria interface de pesquisa, muito mais prática do que o valho pdf do modelo antigo, especialmente para quem utiliza o sistema em tablets/smartphones. Também é possível gerar documentos personalizados, só com os aeródromos escolhidos, uma facilidade adicional muito útil (botão “gerar ROTAER personalizado”).

Possibilidades futuras

Para o futuro, o que se pode esperar do ROTAER? Bem… Uma possibilidade seria que o DECEA parasse de publicar informações sobre aeródromos privados, deixando esta função a cargo da iniciativa privada. Será que faz sentido alocar recursos públicos numa atividade exclusivamente privada? Acho que isto dá uma boa discussão…