Atire a primeira pedra quem não teve medo do primeiro voo solo! Sim, trata-se de um dos eventos mais marcantes e desejados de um aviador, e é realmente incrível a sensação de controlar sozinho a aeronave pela primeira vez. (Mentira! A sensação de controlar uma aeronave, sozinho ou não, é realmente incrível em TODAS as vezes! Até hoje!). Mas, “e se eu esquecer como se pousa o avião, como eu faço”? Confesso que pensava nisso com a cabeça no travesseiro no final da minha fase de pré-solo, no curso de PP do Aeroclube de São Paulo… Até que, enfim, aconteceu o meu primeiro voo solo sem sobressaltos – ao contrário do que mostra a ilustração do meu “Certificado de Manicaca”:

Mas para Mr. Csaba Mihaly, o pesadelo se concretizou, e ele realmente esqueceu como pousar – vejam o vídeo no início deste post. Porém, ao contrário do que parece à primeira vista, Mr. Mihaly teve um excelente desempenho como aviador – mesmo não sendo nenhum Bob Hoover na pilotagem em si. Não está estabilizado na final, arremete; não está parecendo ok, arremete; não tem certeza, arremete; arremete, arremete, até que esteja tudo 100% para pousar; aí pousa! Pouquíssimos aviadores têm esta calma e sangue frio, a maioria acaba jogando o avião no chão depois de algumas arremetidas. Por isso achei esse vídeo tão didático: vale a pena compartilhá-lo!

Ah, e o comportamento da controladora foi impecável também! Não apressou o piloto, não questionou suas decisões, ajudou o tempo todo, tanto na forma quanto no conteúdo. Bem diferente do deplorável comportamento do controlador deste outro vídeo aqui: