Ao longo de sua formação como Piloto Privado, Piloto Comercial ou outras etapas mais avançadas, quantas chances você teve de conversar com controladores de tráfego aéreo?

Pensando no seu repertório de conhecimentos das matérias fundamentais que nós pilotos aprendemos, qual carga horária ou conteúdo você teve chance de adquirir sobre Controle de Tráfego Aéreo? Ou ainda sobre Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM, ou Air Traffic Management)?

Sempre gostei de acompanhar esses assuntos, hoje acredito que o que pude aprender sobre planejamento e fluxo de tráfego aéreo me ajuda bastante em meus voos. Reduzindo tempos de espera, problemas de comunicação, retrabalhos com planos de voo e muitos outros problemas pequenos que vejo colegas e amigos enfrentarem por não conhecerem muito dos bastidores do sistema de informação aeronáutica (AIS).

Quero recomendar a você que aproveite algum tempo livre que tiver nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/outubro) para acompanhar ao vivo pela internet esse evento do DECEA direcionado a militares e civis da Especialidade de Controle de Tráfego Aéreo dos diversos Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Acho que isto pode somar um pouco para seu repertório como aviador e contribuir para que você tenha uma visão mais sistêmica e abrangente do espaço aéreo.

Acesse aqui o site do evento e veja as instruções para acompanha-lo ao vivo pela internet.

Bons estudos e bons voos!