Não faz muitos anos vimos surgir pela primeira vez no Brasil um sistema de envio de plano de voos pela internet. A novidade gerou ansiedade na época, já que só era possível utilizá-lo para voos em poucos aeródromos e os recursos do sistema eram limitados.

Depois de algum tempo nasceu o Sigma. Até hoje a pilotosfera ainda tem dificuldades em sua utilização, mas a ferramenta vem se mostrando muito mais robusta e completa.

Faltava ainda uma solução para dispositivos móveis, que pudesse acompanhar o tripulante a todo lugar e que exibisse informações de forma mais amigável.

Depois de uma fase de testes com a ajuda de pilotos das associações da aviação brasileira, finalmente está disponibilizado publicamente o aplicativo FPL BR. O lançamento dessa solução na semana do aviador não é mera coincidência e deve contribuir muito para tornar cada vez mais digital o processo de comunicação de pilotos com os órgãos ATS.

A ferramenta – disponível para os dispositivos iOS e Android – é uma solução amigável para o envio de planos de voo completos, simplificados, mensagens DLA (atraso), CHG (alteração) e CNL (cancelamento).

O melhor benefício é poder acompanhar a situação da mensagem enviada em tempo real. Os códigos de cor ajudam a entender se um plano de voo foi aceito ou recusado, dispensando por exemplo a conhecida espera por e-mails de confirmação no caminho até a aeronave.

O preenchimento dos campos de informações de equipamentos e vigilância também tira uma dúvida frequente dos pilotos: era incerto para muitos se o X em cada campo do Sigma era equivalente a uma resposta positiva ou negativa para cada tipo de equipamento. Agora tudo isso é feito com cores e explicado com frases simples e diretas na tela do celular ou tablet.

Depois de fazer o download em sua loja de aplicativos basta acessar com o mesmo usuário e senha que você possui no Sigma. Seus últimos planos de voo já serão exibidos após fazer login. É possível cloná-los para agilizar o preenchimento de um novo plano.

Por fim, vale destacar a função sugestões no menu rota do aplicativo. Depois de inserir os aeródromos de partida e destino, são exibidas sugestões de rotas baseadas nas aerovias preferenciais do CGNA. Nos testes que fizemos em geral são feitas sugestões para o espaço aéreo superior.

Conheça mais sobre o lançamento do aplicativo nesta página do DECEA.

Baixe o aplicativo para iOS

Baixe o aplicativo para Android