Há um comunicado interno da diretoria de operações da Latam circulando nas redes sociais desde 08/01 que dá uma boa dimensão da ordem de grandeza das contratações de novos tripulantes pela companhia: até junho de 2018 serão 226 pilotos, 157 já contratados, e 69 em fase de contratação.
Para vocês verem como as “Previsões do Pai Raul” estão se confirmando rapidamente desta vez!
– x –
Atualização sobre requisitos: não há vagas em aberto neste momento, mas na última oportunidade os requisitos foram estes:
Rafael
janeiro 10
Alguém sabe quais são os mínimos para aplicar?
Aurelio
janeiro 10
Rafael os mínimos são
200 horas totais
MLTE PC IFR válidos
CMA de 1 classe válido
Jet Trainning
Icao nota 4 ou superior
Preferível ter curso superior mas não obrigatório
Mario
janeiro 10
Curso superior é item eliminatório. E não vale “cursando”. Tem q estar concluído.
Raul Marinho
janeiro 11
Negativo. Veja atualização no post.
Mario
janeiro 11
Eu tenho uma mensagem do Giannini que confirma que o curso superior é requisito.
Raul Marinho
janeiro 11
Exatamente.
Raul Marinho
janeiro 11
Veja atualização no post.
Adriano
janeiro 10
Até onde eu sei, infelizmente o nível superior é requisito na Latam… Tomara que reconsiderem isso.
Raul Marinho
janeiro 11
Negativo. Veja atualização no post.
Daniel
janeiro 10
Raul, sabe dizer os minimos ?
Obrigado !
Raul Marinho
janeiro 11
Veja atualização no post.
Daniel
janeiro 10
Por onde estudar para o ATP ? Existe algum livro disponivel no Brasil ?
Raul Marinho
janeiro 11
Veja atualização no post.
Rodrigo Capila
janeiro 10
200 horas totais?! Caramba!!
Daniel
janeiro 11
O que importa hoje em dia é PLA teorico e ICAO 4.
Raul Marinho
janeiro 11
Veja atualização no post.
Márcio Biriba
janeiro 11
O Curso superior é obrigatório. A LATAM está contratando, mas sem vaga publicada. Última turma no dia 04/12. E o curso superior é OBRIGATÓRIO. Esta imagem do posto já não vale mais. Eles só estão chamando com 500h ou mais. Grande abraço
Raul Marinho
janeiro 11
Vc tem alguma informação oficial sobre isto (comunicado, link, etc.)?
Batistaca
janeiro 11
Boa tarde Raul, eu gostaria de saber na sua opinião Raul caso o Brasil continue evoluindo na parte economica, voce acha que podera haver falta de piloto no Brasil? eu leio varias materias internacionais falando que lá fora corre um grande risco de falta de pilotos o famoso shortage.
Raul Marinho
janeiro 11
Perceba que todo mercado que enfrenta apagão/shortage tem, na verdade, falta de piloto qualificado. As cias chinesas contratam pilotos com experiência PIC/121 e pagam US$300mil/ano, mas vai lá com seu PC-MLTE/IFR e 150h para ver o que acontece… Portanto, acho bastante possível que haja falta de pilotos qualificados no Brasil, sim; mas, mesmo que isso aconteça, os não-qualificados continuarão com muita dificuldade de empregabilidade.
Daniel
janeiro 11
O que seria PIC/121 ?
Raul Marinho
janeiro 11
Comandante de linha aérea
patrick
janeiro 15
e Raul, qualificado vc diz, com ICAO4 , faculdade, jet, ou experiência e horas de voo ?
Raul Marinho
janeiro 15
Ambos, além de ter, efetivamente, uma boa qualificação para ingressar na linha aérea (ser proficiente em IFR, padronização, etc.).
Sérgio
janeiro 11
Balela…..! Não precisa saber voar, pois as aeronaves que compõe a frotas das empresas aqui do Brasil, literalmente voam sozinhos e fazem quase tudo para os operadores sentados atrás do manche ou ao lado dos sidestiks……., basta ter o ICAO 4, de preferência o tal curso da PUCRS de Ciências Aeronáuticas ou correlatos e o tal jet training de preferência realizado na EJ, 200 horinhas blz….!
Grande chance de ser contratado, ah menos de 30 anos. Agora os profissionais, pilotos natos, com milhares de horas de voo, no mínimo 5000hs voadas em aeronaves clássicos, pois é o que se escuta atualmente tipo: B707/B727/B737/B747/B757/B767, com diversos cursos e especializações tipo o TAI e que já passam dos 45 anos….Já era! Ou vão embora do Brasil, claro os que podem ou se tornam motoristas de Uber, pois mesmo com graduação ou bacharelado, pós graduado e até mestres……! Infelizmente não tem a menor chance. esta é a realidade da aviação brasileira, e inclusive eu tive o desprazer em ouvir de um servidor da Anac: “Cmte, hoje o pé e mão é um detalhe…Oque vale é a capacitação”. Então perguntei ao nobre e burocrata servidor e o mesmo me respondeu: “Tem que estudar cmte”……. Fazer o que não!!!!!!! Boa sorte á todos.
Jose
março 14
O mais interessante meu amigo, é que qualquer um faz um EAD de 2 anos Tecnologo, ja é um curso superior. Pode ser de qualquer area, e ja tem vantagem sobre aquele que dedicou a vida em aprender a voar. Um pena esse RH da TAM , atraso mental de alguem sem capacidade que esta no cargo errado para tal criterio ser criado. Em nenhum lugar do mundo se pede esse quesito que nada tem a ver com a aviacao. Espero que as outras empresas que estao crescendo nao caiam nessa idiotice.
A latam em qualquer lugar que nao seja o Brasil nao pede esse quesito. E nenhuma outra companhia no mundo.
Isso na minha opniao é jogar todos os pilotos bons, com horas voados e nao canetadas, com anos de experiencia, no lixo.
Uma vergonha por parte da Latam.
Enquanto isso as outras empresas so crescem. !
Pedro
março 15
Alguém sabe dizer se tem limite de idade? Tenho PC e multi, e completo 40 anos este ano, será possível uma contratação com minha idade?
Raul Marinho
março 15
A priori, não há tal limitação.
Piloto
março 20
Venho aqui através dest manifestar minha indignação com relação a um requisito mínimo para contratação de pilotos exigidos pela companhia latam. O curso superior, como uma companhia pode colocar esse requisito mínimo, prejudicando muitos pilotos de experiência e capacidade que desejam uma oportunidade, sendo que a eles nunca foi exigido tal requisito para possuir suas habilitações, até mesmo porque em todos lugares do mundo não se tem esse tipo de exigência.
Fico mais indignado ainda, porque o cidadão gasta e investe seu dinheiro na profissão de piloto, o que devia ser considerado um curso de nível superior por si só. Vamos raciocinar, se um curso de teologia de dois anos é considerado superior, porque o curso de piloto comercial, caríssimo e suado por aqueles que conquistam, também não pode ser considerado um curso superior.
Esta criado pela Latam, um mínimo que ao meu ver está retirando oportunidade daqueles que dedicaram anos a carreira de piloto, por um diploma que de nada vale para a profissão.
Um retrocesso a aviação brasileira, e a seus membros.
Há meu ver isso é uma Negligencia, uma Injustiça ao profissional do meio.
Espero de coração que isto seja reanalisado pela empresa, e que não sirva de exemplo para as outras empresas, pois estarão descartando, para não falar jogando fora, aquela geração de pilotos que nos últimos 10, 15 anos se dedicaram de verdade a profissão de piloto em busca de uma carreira maior, no qual a sua grande maioria não possui “curso superior”.
Boa sorte a todos .
ffelipe castilho
maio 10
Creio que o curso superior sim é necessário, mas desde que seja em aviação civil/ ciências aeronáuticas, é inegável que este curso tem grande valor na formação de um piloto, só critica quem não tem !
gustavo
maio 24
A Latam tem previsão de quando terá nova turma para contratação copiloto em 2018?
pcm
março 8
qual gasto para ser piloto ?
Raul Marinho
março 11
Depende de tantos fatores, pcm… Comece por aqui: http://paraserpiloto.com/home-paraserpiloto/conteudos/e-book-como-tirar-breve-e-quanto-isso-vai-custar/