No final do ano passado, surgiu discretamente uma nova função no portal de informação aeronáutica brasileiro, nosso já conhecido AISWEB: a ferramenta GeoAISWEB, que permite visualizar diversas informações geográficas com foco aeronáutico em um mapa do seu navegador de internet.

Com uma interface muito parecida com a do Google Earth, é possível escolher diferentes dados a serem exibidos (aeródromos, FIR’s, espaços aéreos condicionados) e camadas de mapas (ruas, topografia e cartas aeronáuticas). O sistema conta ainda com ferramentas para medir distâncias e construir figuras geométricas no mapa baseadas em coordenadas.

Entre os principais benefícios estão a visualização de todas as rotas brasileiras através das cartas ENRC, facilitando o planejamento de voos em aerovia e a qualidade de exibição do relevo, que permite entender melhor o terreno em uma determinada área que seja desconhecida para você.

Para quem precisa ou gosta de trabalhar com dados, é possível fazer o download de todas as informações em diferentes formatos, permitindo a importação do conteúdo para outras aplicações.

Entre as cartas que podem ser visualizadas até a versão atual do sistema estão as ENRC, ARC e WAC. Ainda não é possível exibir no mapa as cartas de corredores visuais nem cartas de procedimentos de saída, chegada ou descida por instrumentos.

Embora o GeoAISWEB ainda tenha algumas limitações e não permita plotar uma navegação para seu voo, certamente é um ótimo recurso para visualizar grandes áreas com maior facilidade e adquirir uma compreensão mais abrangente sobre o espaço aéreo brasileiro e sua circulação.