Vocês devem ter percebido que estamos publicando aqui no blog do Instituto ParaSerPiloto (paraserpiloto.org/blog) uma série especial de posts que começam com [Recordar é Viver]: tratam-se de artigos antigos, que originalmente saíram no blog ParaSerPiloto (paraserpiloto.wordpress.com, paraserpiloto.com, paraserpiloto.appa.org.br ou paraserpiloto.aopa-brasil.org.br), e alguns no Toca Raul!!!, que foi onde o ParaSerPiloto nasceu. Isso está acontecendo devido a um extenso trabalho de curadoria sobre o acervo dos antigos blogs – que, para vocês terem uma ideia da dificuldade, significa analisar 3.399 artigos (cada um com diversos links, imagens, vídeos, anexos e referências cruzadas) e 41.138 comentários. O trabalho consiste em verificar o conteúdo do post (artigo, comentários e anexos), e verificar se as informações são relevantes e válidas; se forem, o post “morre” no seu local original e “ressuscita” no novo blog com a marca [Recordar é Viver] no título. Os que não são importantes ou cujas informações estiverem obsoletas irão descansar eternamente no cyber-cemitério dos posts deletados.

Seria muito mais fácil renomear o endereço dos posts antigos para que aparecessem no domínio do novo blog do IPSP, é claro. Só que isso acarretaria um grave problema: o blog ficaria contaminado com informações incorretas, verdadeiras na época em que foram publicadas originalmente, mas que agora não são mais válidas. E o leitor teria dificuldades para saber quais informações ele pode confiar, e quais não. É o preço que se paga por manter um blog tão antigo no ar… Então, eu estou analisando e atualizando os posts antigos um a um, e republicando aqueles que valem a pena aqui, de modo a ter um acervo com 100% de confiabilidade no novo blog.

Finalmente, uma recomendação: fiquem atentos à nota que aparece entre colchetes, na primeira linha do post.: ali, eu informo a data de publicação original do texto, o que é importante para contextualizar a informação.