Checklist Básico de Missão – Aviação Geral Leve

Conforme prometido na última coluna (SAFETY TIPS #24 – CADÊ MEU DOV?), estou publicando aqui uma Master Checklist contendo itens importantes para a preparação de um voo da aviação geral leve:

  1. Verifique as condições meteorológicas atuais e previstas para o local de partida, destino, e alternativa. Esteja atento à fenômenos como teto baixo, visibilidade restrita, chuva, vento forte e rajadas, etc. Também adquira uma noção geral de como vão estar as condições em rota: verifique o impacto que os ventos irão ter em sua navegação (vento de proa x vento de cauda) e se há algum tipo de fenômeno importante a ser observado (por exemplo; CB’s embutidos ou formação de gelo no SIGMET).
  2. Consulte as publicações referentes aos aeródromos em que você irá operar. Consulte o ROTAER, AIP e leia os NOTAMs em vigor. Lembre-se que as FIRs e TMAs também possuem publicações específicas.
  3. Tenha a navegação preparada de tal forma a conhecer toda a sua rota, o nível de voo ideal, terreno, e o consumo de combustível esperado em cruzeiro. Esteja atento, no caso de voos VFR, à existência de corredores visuais, cartas VAC, frequências e procedimentos específicos de cada lugar. Espaços aéreos condicionados também devem ser observados.
  4. Obtenha o slot se necessário, e faça o plano de voo ou notificação, quando aplicável. Fique atento à eventual necessidade de emitir uma CHG ou DLA. Alguns casos específicos podem exigir também o preenchimento de ISE.
  5. Verifique se todos os documentos obrigatórios da aeronave estão a bordo. Além disso, deve-se possuir as cartas de voo necessárias para o tipo de operação, em formato físico ou em EFB de acordo com as normas vigentes. Tenha sempre o manual original da aeronave e os checklists em fácil acesso. O diário de bordo também deve estar na cabine, preenchido e atualizado.
  6. Faça os cálculos de performance levando em consideração as condições reais da pista de decolagem (vento, temperatura, slope, etc.) e saiba as capacidades de sua aeronave em caso de uma emergência na decolagem ou subida. Tenha sempre um plano de ação pronto, mentalizado, para este tipo de situação. Preencha a ficha de peso e balanceamento, assim garantindo que o avião está em condições de voar dentro do envelope de peso e CG, conforme as limitações do fabricante.
  7. Verifique todo o aspecto organizacional e logístico de sua viagem: saiba qual pátio, hangar, ou serviço de handling utilizar em seu aeroporto de destino, e faça a reserva se for necessário. Consulte a disponibilidade em seu aeroporto de alternativa também. Considere a possibilidade de precisar pernoitar. Verifique a disponibilidade de abastecimento no período de permanência e, em caso de voo noturno, a existência e funcionamento das luzes de balizamento.
  8. Certifique-se de que está plenamente apto a realizar o voo, do ponto de vista físico e mental, através do IMSAFE checklist (SRM). Gozando de boa saúde, consciente do uso de medicamentos, sem stress, sem efeito do álcool, descansado e bem-alimentado.

Por fim, considere a verificação de quaisquer outros itens da aeronave cruciais para a sua operação.

Esse checklist fica aqui para ser amplamente utilizado e divulgado. Também aceito sugestões para eventuais correções ou melhorias, e irei atualizando conforme conseguirmos deixar mais completo.

Bons voos a todos!

Obs.: Para quem preferir, segue abaixo um resumo do checklist:

  • AERÓDROMO DE PARTIDA
    METAR, TAF / NOTAMs, AIP, ROTAER
  • AERÓDROMO DE DESTINO
    METAR, TAF / NOTAMs, AIP, ROTAER
  • AERÓDROMO DE ALTERNATIVA
    METAR, TAF / NOTAMs, AIP, ROTAER
  • TMA/FIR
    NOTAMs
  • NAVEGAÇÃO
    ROTA, NÍVEL DE VOO, TERRENO, CONSUMO ESPERADO, METEOROLOGIA, VENTOS, SIGMET
  • ATS
    PLANO DE VOO, DLA/CHG, SLOTS, ISE
  • DOCUMENTOS
    OBRIGATÓRIOS DA AERONAVE, CARTAS, EFB, MANUAIS, CHECKLIST, DIÁRIO DE BORDO
  • PERFORMANCE
    DECOLAGEM, SUBIDA, CRUZEIRO, EMERGÊNCIA, PESO E BALANCEAMENTO
  • LOGÍSTICA
    PÁTIO/HANGAR, PERNOITE, HANDLING, ABASTECIMENTO, BALIZAMENTO
  • PILOTO (I’MSAFE)
    ILLNESS, MEDICATION, STRESS, ALCOHOL, FATIGUE, EATING
  • ITENS ADICIONAIS
    ÓLEO, CALÇOS, CAPAS, EXTINTOR, OUTROS…