O blog Boldmethod publicou um excelente artigo sobre “as quinze questões de RH que você pode encontrar numa entrevista de linha aérea“, que seguem abaixo traduzidas para nosso vernáculo. Talvez você não se depare com tais questões numa entrevista no Brasil (ao menos, a maioria delas), mas caso sua intenção seja ir voar no exterior, acho interessante ir pensando nas suas respostas. Além do quê, são perguntas muito interessantes para refletir sobre CRM, segurança de voo e ética & profissionalismo na aviação.

15 excelentes perguntas que poderiam lhe fazer num processo seletivo de pilotos: 

  1. Conte-me sobre uma situação em que você foi criticado por um colega de trabalho. [Atenção: se você falar que foi por perfeccionismo, o recrutador te joga pela janela! Com razão!]
  2. O que você faria se um membro da tripulação aparecesse em um estado em que, na sua opinião, poderia significar que ele estivesse sob a influência de álcool ou de drogas?
  3. Por que você quer trabalhar para nós?
  4. O seu comandante não compreende uma autorização e está prestes a violar um regulamento. Você tenta esclarecer, mas ele permanece não a compreendendo. O que você deveria fazer?
  5. Conte-me sobre um momento em que você demonstrou liderança no trabalho.
  6. Qual é a sua definição de gerenciamento de recursos da tripulação (CRM)? O CRM deve se limitar ao cockpit?
  7. Você pediu a uma comissária uma Coca-Cola com limão. Um passageiro vê e começa a achar que você está tomando uma Cuba Libre. Como você lidaria com tal situação?
  8. Além das habilidades de ‘stick & rudder’, quais são as qualidades dos grandes pilotos de linha aérea?
  9. Qual é a sua maior fraqueza? [Aqui também vale o conselho sobre perfeccionismo!]
  10. Seu comandante e um comissário de voo não estão se dando bem, e a tripulação está com problemas de relacionamento. O que você faria?
  11. Para INVAs: como você se prepara para um dia de trabalho?
  12. Após um longo atraso no solo, você recebe sua autorização de decolagem. Entretanto, enquanto você alinha a aeronave, o indicador de combustível mostra que você está alguns quilos abaixo do mínimo de combustível de decolagem. Você informa a situação ao comandante, mas ele diz “ah, são apenas 20 quilos…”, e continua a decolagem. O que você faria?
  13. O que você sabe sobre a história da nossa companhia aérea? [Isso é básico: nunca, jamais vá para uma entrevista sem pesquisar a empresa no Google!]
  14. Durante a inspeção pré-voo no seu último voo do dia, antes de retornar à base principal, você percebe que alguns descarregadores estáticos estão faltando no avião, fato que você informa ao comandante. Porém, naquela base secundária não há equipe de manutenção nem peças sobressalentes, e seu comandante diz “bem, eu acho que esses descarregadores caíram durante o nosso voo para casa, certo?” O que você faria?
  15. Diga-me uma história “Eu nunca farei isso de novo enquanto voar”.

Interessante, não?

Fica a dica também para os recrutadores…