Quase oito anos atrás, no dia 12 de junho de 2012, o então blog independente Para Ser Piloto – que, atualmente, é este boletim informativo vinculado ao Instituto ParaSerPiloto -, publicava o post Formação aeronáutica nos EUA – uma visão de quem faz, apresentando o artigo “Os Cessnas que aqui gorjeiam”, de um tal Enderson Rafael, auto-entitulado escritor, comissário (em licença não remunerada) e aluno de uma escola de aviação na Flórida. Se você não leu, leia! É o mais bem escrito texto que publiquei desde que escrevo e edito artigos sobre aviação – desde os tempos do Toca Raul!!!, em 2009, até hoje, o que dá mais de uma década.

Bem… O tempo passou, e o Enderson, que se tornou um grande amigo, formou-se Commercial Pilot nos EUA, voltou ao Brasil, tornou-se copila da linha aérea em que atuava como comissário, e hoje voa Boeing 787 em uma companhia aérea do Oriente Médio. Nesse meio de tempo, publicou mais uma série de artigos muito bons aqui (veja seleção abaixo), no Canal Piloto, do amigo Alexandre Sales, e no NewsAvia, do outro amigo (este d’além mar) Frederico Fernandes (sem contar os livros técnicos e de ficção).

Agora, o Enderson chega à Air Facts, que pertence à “Ivy League” das publicações aeronáuticas – para quem não sabe, trata-se de uma publicação online criada pelo lendário Richard Collins (R.I.P.) que sucedeu à revista criada pelo seu pai, Leighton Collins, em 1938. Quer dizer… Não é bem de “agora” que o Enderson escreve na Air Facts, isso já acontece desde agosto do ano passado, mas com o terceiro artigo publicado em março último, agora já se pode dizer que ele tem uma coluna mesmo na Air Facts (além de poder pedir música no Fantástico!).

Parabéns, Enderson! Você merece!

A casa sempre será sua!

(E depois deste post, espero que você a frequente com mais assiduidade! 😉 )

Artigos selecionados já publicados aqui: